quinta-feira, 14 de junho de 2012

APRESENTAÇÃO

A finalidade deste blog, como o nome já diz, é promover uma reabilitação jurídica; ou seja, fomentar a atualização de doutrina e jurisprudência, sobretudo relacionadas à matéria federal, que constitui o objeto da minha atuação profissional.

Tenho o objetivo de instaurar a reflexão sobre alguns relevantes assuntos do Direito e de trazer para os estudantes e “concurseiros” uma série de dicas sobre como realizarem uma preparação adequada para as provas a que vão se submeter.

Eu, Carolina Souza Malta, sou Juíza Federal da Seção Judiciária de Pernambuco. Ingressei na Universidade Federal de Pernambuco em 1999 e logo senti uma grande paixão pela Ciência Jurídica, especialmente pelas matérias relacionadas ao Direito Público. Formei-me no dia 11 de dezembro de 2003 e, no dia 15 de dezembro do mesmo ano, encontrava-me em Brasília para tomar posse como Procuradora Federal da Advocacia-Geral da União, aos 22 (vinte e dois) anos.

O sonho de me tornar magistrada federal era imenso e passei a dedicar os meus estudos exclusivamente para isso. Com muita determinação e com a ajuda de Deus, consegui realizá-lo exatamente 01 (um) ano depois, tendo tomado posse aos 23 (vinte e três) anos como Juíza Federal Substituta do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no dia 15 de dezembro de 2004, com lotação na 3ª Vara de Pernambuco, em Recife. A promoção aconteceu em 25 de novembro de 2009, quando me tornei Juíza Federal Titular e atuei nas Subseções de Serra Talhada (18ª Vara) e Petrolina (17ª Vara), encontrando-me lotada, atualmente, na 31ª Vara de Pernambuco, situada em Caruaru, com jurisdição exclusiva para as ações dos Juizados Especiais Federais.

No âmbito acadêmico, concluí o mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Pernambuco em julho de 2010. O enfoque recaiu sobre as matérias relacionadas ao Direito Público: Direito Constitucional, Administrativo e Processual.

A minha pretensão é fazer um intercâmbio de experiências e fomentar o debate sobre questões relacionadas à interpretação de leis e de jurisprudência, trazendo, ainda, resumos sobre os principais temas do concurso para Juiz Federal Substituto, tão almejado por tantos.

Intimamente, pretendo trazer alguma contribuição para a preparação de estudantes e profissionais da área jurídica. Se as minhas análises e os textos aqui postados contribuírem, de alguma forma, para o êxito profissional de uma única pessoa, já estarei satisfeita.

Grande abraço,

Carolina
(twitter: @CarolinaMalta1)

4 comentários:

  1. Doutora, estou esperando ANSIOSAMENTE suas dicas de preparação, afinal, seus prazos de aprovação são tao curtos, que mostramo quanto a sua foi MTO bem feita!! inspirador o seu blog!bjos, Gabi

    ResponderExcluir
  2. Menos motim, por favor. rsrsrs Brincadeira... Que sua "reabilitação" seja proveitosa para você mesma e para seus leitores. Tudo de bom e até muito breve. Sucesso! ;)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, motim!! rsrsrsrs.. Tudo de bom para você também!

    ResponderExcluir